Psicologia

A Psicologia, termo derivado do grego, significa “estudo da mente ou da alma”. É a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. Como tal, leva em conta o desenvolvimento, a aprendizagem, a percepção, a memória, o pensamento, o sentimento, a emoção, a linguagem, a motivação, a inteligência, o comportamento e suas bases fisiológicas, a personalidade e o ajustamento ao meio ambiente (família, trabalho, grupo social e suas influências).
A Psicologia pode ser aplicada em diversas áreas: escolar, clínica, social, hospitalar, empresarial e comercial, entre outras, além de sua importância na pesquisa.

A prática clínica visa à busca da integração psíquica e do auto-conhecimento, conduzindo o indivíduo a realizar plenamente o seu potencial.

Através de suas principais correntes, a Psicologia propõe-se não só ao tratamento do comportamento anormal, mas também à prevenção e ao alívio do sofrimento psíquico. Está presente o tempo todo em nossas vidas, nas relações que estabelecemos, de natureza profissional, familiar e social. Muitas vezes ouvimos pessoas explicando o próprio comportamento e o de outros, dando conselhos para amigos a respeito de como cuidar dos filhos, como melhorar a vida conjugal, ou o desempenho profissional, criando uma psicologia do senso comum, com base em crenças. Esta conduta impede o conhecimento e experimentação de novas possibilidades e dificulta a ampliação do quadro de referências de cada um dos indivíduos envolvidos, que crêem haver padrões rígidos de comportamento, pensamento, sensações e sentimentos, negando o caráter único de cada fato e cada indivíduo.

Sendo uma ciência, a Psicologia possui direções lógicas, técnicas e metodologias para compreender o ser humano e, como tal, contribuir para seu desenvolvimento. Os psicólogos esforçam-se ao máximo para resguardar o seu trabalho de seus julgamentos, crenças pessoais e consequentes distorções. Como manter esta atitude está longe de ser fácil, este profissional necessita de muito estudo e de um profundo autoconhecimento.

Ir para o topo