Orientação Vocacional
A orientação vocacional consiste em conduzir a pessoa que necessita fazer uma escolha profissional à conscientização de seus potenciais, aptidões e inclinações, a fim de que possa escolher adequadamente a atividade que quer exercer durante sua vida e, sendo esta escolha encarada como um labor, que este seja prazeroso e desempenhado com competência.
A palavra trabalho tem origem latina: tripaliun (três paus), que significa instrumento utilizado para subjugar os animais e forçar os escravos a aumentar a produção. Mais tarde, ganhou o sentido moral de sofrimento, fadiga, encargo, só posteriormente tendo adquirido o sentido de trabalhar, labutar. Portanto, uma boa Orientação Vocacional é um espaço ritual para que o indivíduo possa encontrar o seu caminho e a sua direção para ter alegria na vida, laborando sem sofrer.
Para poder fazer uma escolha verdadeira, primeiramente é preciso que a pessoa esteja disponível a fazer um mergulho no seu interior.
Querer atingir um objetivo externo sem realmente se conhecer ou simplesmente não ter meta alguma representa um enorme risco, como afirma o velho dito popular: “cuidado com o que você deseja, pois você pode conseguir”, referindo-se ao perigo de se fazer escolhas de forma inconsciente.
A orientação vocacional que realizo em meu consultório constitui-se em dez encontros com 1hora de duração e tem como objetivo promover este espaço para que a pessoa possa refletir, trocar idéias, se aprofundar internamente e chegar finalmente a uma escolha, encontrando sua vocação. Para tal utilizo como recurso a reflexão, o diálogo, o Sandplay, a análise de sonhos e alguns testes psicológicos.